Que tal conhecer Belo Horizonte gastando bem pouquinho? Pois bem.. Este post traz a minha experiência na capital mineira gastando apenas R$232 em um fim de semana com tudo incluso!

Nesse post aqui vou te contar da minha chegada na cidade, de como foi minha locomoção por Belo Horizonte, te contar os muitos passeios que fiz (já usa esse roteiro na sua próxima viagem, viu?) e claro os gastos totais com uma planilha detalhando como fiz esse “milagre”.

Clique aqui para saber mais!

Chegada na cidade

Chegamos na cidade eram quase 7h da manhã, descemos no terminal turístico JK.

Fomos de Buser, esse é o aplicativo sensacional que me proporcionou uma viagem de R$10 reais pra Belo Horizonte. Pode parecer muito bom pra ser verdade né? Se ficou curiosa(o) saiba mais sobre o Buser aqui.

Saímos do Rio de Janeiro em direção à Belo Horizonte eram 23:01, a viagem foi muito agradável e confortável. O Terminal turístico ficava bem perto do Hostel, oque facilitou bastante.

Se quiser se cadastrar no Buser ganhando R$10 use esse link aqui.

Locomoção

Nosso transporte na cidade de Belo Horizonte foi somente de Uber e viação canela hahaha

Optamos por Uber levando em conta o custo benefício, a passagem de ônibus estava custando 4,5 e os deslocamentos eram sempre bem baratos dada a nossa boa localização no hostel.

Fomos eu e uma amiga, então sempre dividimos as corridas entre as duas. Porém no hostel conhecemos mais dois viajantes que fizeram alguns passeios conosco! Isso foi ótimo, além de gente bacana pra compartilhar os passeios, também pudemos dividir a corrida com mais pessoas.

Tudo foi bem barato, no fim do post eu deixei a planilha disponível com os valores que gastei.

Hospedagem

Nossa hospedagem foi uma experiência incrível! Lá conhecemos novos amigos, compartilhamos histórias, conversamos e nos divertimos bastante.

Fizemos nossa reserva pelo Booking, cada diária saiu a R$30 reais como ficamos 2 dias foram R$60 para cada. Um detalhe importante que barateou muito a nossa estadia: A minha amiga Ana fez a reserva através desse link aqui, com isso cada uma ganhou R$50 reais de volta. Ou seja nossa hospedagem saiu pela bagatela de R$10 reais!!

Ficamos em um quarto feminino compartilhado, com direito a café da manhã. O atendimento é ótimo e o pessoal de lá é super solícito! Quando você for a Belo Horizonte dá uma olhada no Minas Hostel, se você é mochileiro vai se amarrar!!

Se você não conhece a Booking, dá uma olhada no post aqui no blog.

Minas Hostel em Belo Horizonte

Passeios

Gente, que passeios maravilhosos, a grande maioria foram todos free. Belo Horizonte tem muitas opções para você passear, e com certeza cabe em todos os bolsos.

Dos muitos passeios que a cidade possui, escolhemos os mais próximos e acessíveis. Eles estão expostos na ordem que fomos fazendo as visitas, então já aproveita esse roteiro aqui prontinho para a sua próxima ida a BH.

Praça da Liberdade

Essa foi a nossa primeira parada, bem no coração de BH conhecer esse ponto maravilhoso que fica rodeada de museus e lugares históricos.

A praça de te deixa sem fôlego, com Palmeiras enormes me lembrou a Rua das Palmeiras em Joinville.

Seus traçados e jardins foram inspirados no Palácio de Versalhes, na França. Tudo é muito bem conservado e cuidado. As paisagens rendem lindas fotos e um excelente lugar para descanso!

Centro Cultural do Banco do Brasil Belo Horizonte

Nas cidades que visitei o CCBB sempre meu encantei. Em todos os lugares vejo um lugar democrático e de acesso a todos, com atrações majoritariamente gratuitas.

Fomos conhecer a Exposição Raiz Weiwei e saímos bem reflexivas do museu. É uma exposição onde o artista Ai Weiwei fala sobre diversos temas, entre eles biodiversidade, a paisagem humana e a criatividade local. Os posicionamentos políticos e críticas são fortes e contundentes, trazem excelentes reflexões!

Centro Cultural do Banco do Brasil de Belo Horizonte

Basílica Nossa Senhora de Lourdes

Avistamos essa igreja no caminho do CCBB para o Museu Mineiro! Não chegamos a entrar mas subimos a ladeirinha para ver de perto a igreja que nos chamou a atenção! Como vocês podem ver, a arquitetura é uma gracinha!

Não fomos conhecer a igreja por dentro, por mais admiramos por fora essa arquitetura neogótica incrível. Sua construção data a década de 40. Em 1923 recebeu a sua primeira missa, ainda inacabada as suas obras.

A igreja fica aberta à visitação e tem missas regulares, para saber mais acesse o site da igreja aqui.

Basílica Nossa Senhora de Lourdes em belo Horizonte

Museu Mineiro

O Museu fala da história do Estado do Minas, desde as antigas capitais até a atual capital Belo Horizonte.

Nas salas você você traços importantes da cultura mineira, um destaque é a sala de arte barroca que foi um período artístico muito forte em Minas.

No museu você vê uma das réplicas mais antigas da bandeira da Inconfidência Mineira. O museu é muito bem organizado e a história de Minas está muito bem representada.

A entrada é gratuita é o museu é de fácil acesso. Para saber mais, veja o site oficial do museu aqui

Museu da Moda

Museu da Moda em Belo Horizonte

Esse prédio lindo aí que fica entre Rua da Bahia com a Avenida Augusto de Lima é a antiga câmara municipal de Belo Horizonte.

Atualmente é o museu da moda e possui dois andares de exposições. O museu em si é pequeno mas a sua decoração é bem aconchegante, tem uns vitrais que proporcionam uma linda iluminação interna.

Ele tem uma varanda que dá vista para as ruas da cidade, assim você pode apreciar com mais calma a vida em BH. Se você não for muito ligado em coisas relacionadas à moda (como eu hahah), as exposições talvez não façam tanto sentido, mas a experiência é válida! A entrada é gratuita e ele fica bem no centrinho.

Vila Werneck

Esse foi um dos nossos achados nessa viagem! Conhecer essa Vila Charmosa em plena BH cheia de prédio foi muito diferente!

Isso porque essa é uma vila da década de 40 que é tombada como patrimônio da cidade de Belo Horizonte. A Vila tem uma excelente opção de comida, que me chamou a atenção pela novidade.

O restaurante se chama Fonte de Minas, e oferece uma comida com a base da refeição vegana. Eles também tem opção de peixe à parte, eu comi uma tilápia que estava maravilhosa!

Sobre preços.. Custou 28,5 porque dividi um prato maravilhoso que vocês podem ver abaixo nas fotos 🙂

Mirante das Mangabeiras

mirante e1555110737655

O Mirante fica dentro do Parque das Mangabeiras, lá dentro tem uma vista muito bonita da cidade. Mangabeiras é o nome do bairro, que abriga a residência do governador (que segundo o motorista que nos levou, não mora lá).

O mirante possui um deck com uma excelente vista da cidade, e também tem um binóculo para você ver mais de perto a cidade. O Mirante é muito bonito e vale a visita, o por do sol de lá de cima é lindo! Segundo os locais, esse é um costume da galera local: Assistir o pôr do sol desse lindo mirante. Vá, a entrada é gratuita!

Tirolesa BH

Essa foi a aventura da viagem! Salto de tirolesa pela Tirolesa BH, que experiência maravilhosa.

De início eu estava com bastante medo, devo confessar. Mas depois que essa cordinha foi solta e eu caí foi uma sensação incrível. Você pode ver no vídeo minha carinha de desespero hahah mas depois tudo melhora. Observe também meus dedinhos nervosos, eu tava toda confusa 😀

O passeio eu comprei pelo site do Peixe Urbano me custou R$60 e achei que valeu muito a pena. Faria novamente com toda certeza, se você quiser conhecer mais da empresa da uma olhada  aqui

A tirolesa fica dentro do Parque das Mangabeiras, na parte alta. De lá você guarda os seus pertences, e pode alugar uma Gopro por R$25 e gravar sua aventura. Se você tiver uma Gopro, precisa de um bastão que tenha corda, para evitar que sua máquina caia no meio da floresta.

Depois da queda na parte baixa do parque, eles disponibilizam uma van para você voltar a parte alta do parque

Praça do Papa

Praça do Papa em Belo Horizonte

Eu fiquei super curiosa porque o nome da praça era do “Papa”, eu não via nenhuma conexão do nome com o lugar ahaha

Eu fui procurar e descobri que essa praça foi construída na verdade para a primeira visita de um Papa na cidade. O Papa João Paulo II esteve na praça em 1980 onde celebrou uma missa para a juventude e milhares de pessoas.

Ela também é denominada Praça Israel Pinheiro, mas ninguém (ou quase) vai conhecer por esse nome. Ela fica pertinho do Mirante das Mangabeiras, fomos de lá até a praça andando em menos de 10 minutos bem perto.

Savassi

Savassi, Belo Horizonte

No sábado à noite fomos no bairro Savassi procurando agitação e conhecer pessoas novas.

Tinha bastante gente nessa rua, inclusive bem movimentado. Poréeeem achamos o preço das bebidas caras por ali, bebemos um pouquinho e caçamos nosso rumo. Por mais movimentado que tivesse, não teve música ao vivo 🙁

Esse é uma região mais nobre da cidade, já esperávamos que fosse cara. Porém eu esperava encontrar um forró tocando, pra dançar por lá né non?

Mercado Central de BH

Belo Horizonte, Mercado Central

AUTOCONTROLE

Essa é a cara do autocontrole, Deus me ajudou muito nesse momento ahhaha

Esse lugar é um prato cheio para compras! Tem de um tudo por lá: temperos, bebidas, comidas, artesanatos…
Eu fiquei encantada com tudo, e estava me controlando pra não comprar tudo oque via, é muita coisa gostosa por lá.

Mesmo se você for sem grana como eu, dá pra aproveitar bastante (e pexinxar tb). Além do que a maioria das lojinhas dá prova dos queijos, temperos, cachaças.. De graça? Tô dentro! Só toma cuidado pra não ficar bêbado com tantas provinhas… aahhaha

Os preços são bons, minha amiga Ana Isabel trouxe o mercado quase todo dentro da bagagem.. Só coisa gostosa, meu Deus!

Feira Hippie

Feira Hippie em Belo Horizonte

Chegamos bem na horinha do almoço, e precisava matar quem estava me matando.

Fui provar um fejão tropeiro, com linguiça, farofa e esse monte de cacareco ai hahahha

Tem muita variedade de comida na feira, e o preço é bom. Eu por exemplo paguei 10 reais nessa comida aí.

A feira tem de tudo.. De artesanato, gastronomia, artes locais.. O preço é muito bom das coisas, é uma feia bem movimentada, inclusive por locais. Uma coisa importante: O latão de cerveja custa R$5 reais, máximo respeito.

Detalhe: A comida estava ótima, eu nem consegui comer tudo! Depois já sabe, bateu aquele soninho…

Lagoa da Pampulha

Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte

Eita lugarzinho gostoso! Clima bom demais, sô! hhahah

Ficamos nesse gramado maravilhoso, descansamos e tiramos muitas fotos. A visão é simplesmente maravilhosa <3

Pra não ficar só na minha percepção, saiba que no intervalo de tempo que ficamos por lá teve 1 ensaio de grávida e 1 ensaio de debutante. Todo mundo disputando um espacinho nessa paisagem maravilhosa.

Ali bem perto estava a igrejinha da Pampulha, só que em obras. Não conseguimos entrar para conhecer, mas só de ficar observando a lagoazinha.. Já valeu tudo.

Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte

Igrejinha da Pampulha em Belo Horizonte

Gastos Totais

Nessa cidade incrível eu conseguir montar a viagem mais barata que já fiz até hoje!

De certo que achei a cidade bem econômica também, encontramos boas opções para gastar menos e garantir bons preços na hora de pagar. Boa parte dessa economia é por conta do Buser e do Hostel que nos hospedamos pela Booking.

O total dos meus gastos nessa viagem foram exatamente R$232,11

Portanto, saiba que com 232 reais Dá para viajar pra Belo Horizonte. Se liga nas dicas dadas aqui, aproveita o roteiro exposto e já coloca Belo Horizonte no seu próximo destino.

Quer saber os detalhes dos gastos da viagem? Está tudo organizadinho na minha planilha, para consultar me envie essa mensagem no WhatsApp para receber automaticamente.