Gramado e Canela – Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul

Gramado e Canela – Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul

25 de julho de 2018 0 Por Isa

Gramado e Canela roteiro com informações para você se programar: Chegada na Cidade Locomoção, Nossa hospedagem, Passeios pela cidade e Gastos totais

Nossa chegada

Para chegar na(s) cidades(s) fomos de avião até o Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre. Nossa chegada em Porto Alegre foi à noite, já havíamos reservado um carro e isso foi ótimo (tanto para economizarmos na estadia como nas passagens).

Locomoção

Nosso meio de transporte oficial foi um carro, que por uma questão de economia optamos por alugar. Com isso conseguimos uma pousada mais barata (e distante), e tínhamos locomoção garantida pelas cidades de Gramado e Canela. Caso você vá de ônibus e precise de informações como valores e horários, consulte aqui no site da viação Citral.

Algumas observações sobre a sua ida de carro:

-Reserve antecipadamente o seu veículo: Eu tenho hábito de sempre fazer uma cotação na Decolar para saber valores da diária. Neste caso cotei e reservei o veículo, ainda bem! Como era feriado, as locadoras de carros estavam sem veículos para alugar. Se eu tivesse deixado para fazer na hora, teria ficado à pé!

-Cuidado com os radares: Tem bastante radar nas pistas, portanto vá com o Waze ligado para controlar sua velocidade e evitar multas

-Gasolina inclusa: Optamos por reservar o veículo com gasolina inclusa no valor total, que seria menos uma preocupação nossa em abastecer. E geralmente eles cobram mais baixo do que os postos locais.

Hospedagem em Canela

Gramado é uma cidade bem cara, portanto resolvemos ficar em Canela. Com o carro tudo ficou mais fácil e conseguimos economizar ainda mais na hospedagem.

Ficamos na Pousada Cantinho da Irês, que fica a 10 minutinhos a pé da Catedral de pedra, em Canela. Foram 3 diárias lá, o local em si é muita bacana e aconchegante.

Tínhamos uma suíte privativa e acesso a uma cozinha compartilhada muito bem equipada, com isto conseguimos fazer refeições na pousada para economizar.

O local era bem limpinho e cheiroso, no quarto haviam muitas colchas e edredons. Um detalhe para as pantufas e chinelos de dedos que estavam disponíveis para usar! Um mimo <3

Foram 370 reais por 3 dias de hospedagem, mas como usamos o código da Booking ganhamos 50 reais de volta. Ou seja, nossa estadia saiu por 320 reais uns 50 reais por dia para cada um 🙂

Gramado e Canela - Passeios

Nesta viagem optamos pelos passeios gratuitos e ao ar livre. Aproveitamos também para provar as delícias da cidade em momentos oportunos e repletos de descontos 🙂

Rua coberta

Rua Coberta, Gramado

Rua coberta: É literalmente como o nome diz, uma grande rua coberta. Lá dentro tem vários restaurantes e lojas de chocolates. Fomos em um período de páscoa, e no fim desta rua havia um palco montado com bancos para as pessoas sentarem. Estava havendo uma programação especial de páscoa com diversas apresentações. Como Gramado é um cidade mais fria, e também tem bastante chuva essa rua é um local agradável para ficar enquanto a chuva não cessa. 

Onde fica? Av. Borges de Medeiros, 2759
Quanto custa? Gratuito

 

Avenida Borges de Medeiros - Gramado

Avenida Borges de Medeiros: Esta é a avenida principal de Gramado, ao andar por ela você encontra vários pontos turísticos. A avenida é muito graciosa e repleta de lojas, as lojas são de todos os tipos. Por lá você encontra lojas de: chocolate, roupas, sapatos, artigos de grife e restaurantes. São muitas opções, e é uma maneira de conhecer mais da cidade ao longo da Avenida. São muitas coisas gostosas e bonitas, então esconda o cartão 😀 

Onde fica? Av. Borges de Medeiros
Quanto custa? Gratuito

 

Igreja São Pedro - Gramado

Igreja São Pedro: A igreja é um ponto importante da cidade, um dos cartões postais de Gramado ela foi construída originalmente em 1917. É uma bela construção, tanto por dentro quanto por fora. No lado de fora inclusive conta com as estátuas dos 12 apóstolos e uma fonte. A igreja ainda realiza missas em horários específicos, e sua visitação é aberta à todos.

Onde fica? Av. Borges De Medeiros, 2659 
Informações: http://www.saopedrogramado.com.br/
Quanto custa? Gratuito

 

Fonte do amor eterno - Gramado

Fonte do amor eterno: Essa fonte é uma obra recente em Gramado, o local onde os apaixonados podem selar o seu amor. Diz a lenda que quem prender um cadeado com o seu nome e o nome do seu companheiro ali, o seu amor será eternizado. Esta é uma fonte pequena, mas foi inspirada na Fontana di Trevi, localizada em Roma na Itália.No comércio ao lado você pode comprar cadeados e fazer esta singela homenagem.

Onde fica? R. Ângelo Bisol, 250
Quanto custa? Gratuito

Boreal Rasen Gastropub - Gramado

Boreal Rasen Gastropub: É um restaurante local, por mais que não seja nenhum grande atrativo turístico nos chamou atenção pelo preço. Fomos através de um cupom de desconto comprado no Tchê Ofertas. Compramos um jantar de carnes grelhadas e acompanhamentos por 52 reais. O local em si tem um ar rústico, oque dá um toque todo especial. As cadeiras e mesas são feitas de madeira crua e muitos bancos são de tocos de árvores. O local possui música ao vivo e um clima agradável. Lá dentro também funciona o IceBar de Gramado, que é o “bar mais gelado da América Latina”, aqui você pode ter mais informações sobre esse espaço ao qual não chegamos a visitar.

Onde fica? Av. Borges de Medeiros, 2497
Quanto custa? Valores diversos dos pratos e bebidas

Catedral de Pedra - Canela

Catedral de Pedra: É uma paróquia lindíssima, uma das principais atrações de Canela. À noite a igreja fica toda iluminada, deixando ainda mais bela a sua decoração. Na igreja ainda são celebradas as missas, e a entrada é aberta a todos.

Onde fica? Praça da Matriz, 69
Quanto custa? Gratuito

Parque do caracol - Canela

Parque do Caracol, Canela

Parque do caracol: A parte principal deste parque é a cascata do Caracol. O parque é o segundo ponto turístico mais visitado na serra gaúcha, isso porque é um grande atrativo natural da região.
Em frente a cascata tem uma ponte suspensa onde os visitantes tiram fotos. Há muitas atrações dentro do parque, trilhas e passeios para ver todas as belezas naturais que o parque oferece. Além de lojinhas, com roupas e souvenirs bem baratos, compramos umas roupas de frio por um preço bem em conta!

Onde fica? Rodovia RS 466, km 0, s/n – Caracol
Informações: http://www.parquedocaracol.com/
Quanto Custa? 20 reais a inteira

Festival de cinema de Gramado

Festival de Cinema de Gramado

Festival de Cinema de Gramado: É um festival de cinema nacional com 46 anos de tradição, todo ano ocorre a premiação de filmes e atores, e desde 1992 inclui também filmes latinos na competição.
Nos dias que não há o festival, o espaço funciona como um cinema comum. Fomos assistir Pantera Negra e conhecer o melhor o espaço. Como o valor da entrada estava mais em conta que na nossa cidade, resolvemos assistir o filme em Gramado mesmo. Você pode comprar o ingresso uma hora antes da sessão, direto na bilheteria. Nos confundimos com as salas de exibição, porém só existe uma sala (beeem grande) que é onde ocorre todas as exibições de filmes e shows.

Onde fica? Avenida Borges de Medeiros 2697
Informações: http://www.festivaldegramado.net/
Quanto custa? Para assistir o filme, pagamos 20 a inteira

Chocolates Caracol - Gramado

Chocolates Caracol, Gramado

Chocolates Caracol: Em Gramado uma atividade indispensável é tomar um chocolate quente. O local faz um friozinho muito bom, e um chocolate quente ou um café caem muito bem. Cheguei a provar em outras lojas o chocolate quente deles, mas o que mais gostei foi da Caracol. Ele é bem docinho e mais consistente, uma delícia! Então fica a dica para que você possa experimentar um delicioso chocolate quente na sua ida à Gramado.

Onde fica? É uma fábrica tradicional na cidade, e tem várias filiais de lojas. Nos estivemos na loja da rua coberta
Informações: http://www.caracolchocolates.com.br/

Parque do Lago Negro - Gramado

Parque do lago negro, Gramado
Parque do lago negro, Gramado

Parque do lago negro: Este é mais um dos cartões postais da cidade, um lugar lindo e com uma paisagem super romântica, para curtir com o seu companheiro ou consigo. Tem hortênsias e azaléias plantadas em torno do lago, muita mata verde em torno do local dando um clima bucólico. Lá dentro você tem várias opções: você pode andar nos cisnes ou caravelas que são alugadas no local, fazer um piquenique e apreciar a paisagem. Além destas atrações você encontra artigos da cidade na feira dos artesãos, e há restaurantes e lanchonetes lá dentro.

Onde fica? Rua A. J. Renner, Bairro Planalto
Quanto custa? Gratuito

Lago Joaquina Rita Bier - Gramado

Lago Joaquina Rita Bier: Quando fomos ao lago, ele estava passando por obras, mas ainda sim estava muito bonito. Ele possui um lago central e tem algumas plantações em seu entorno, sem esquecer das hortênsias que são um símbolo importante do local. Ele fica próximo ao Parque do Lago Negro, porém é bem menor e bem menos visitado. Por ser próximo vale a visita para conhecer mais este ponto da cidade.

Onde fica? R. Leopoldo Rosenfeld, 919
Quanto custa? Gratuito

[Bônus] Almoçar barato em Gramado

refeição gramado

Restaurante e Lancheria Gramado: Essa é uma dica para almoçar barato, em alguns minutos de distância do centro. O almoço é satisfatório e custa 16,90 reais por pessoa incluindo um copo de refrigerante. Com essa fotinho de cima dá para ver que atende bem a fome dos viajantes por um bom preço 🙂

Onde fica? Rua Emílio Leonel, 1778
Quanto custa? Valores diversos

Gastos totais nas cidades de Gramado e Canela

Conseguimos economizar bastante, visto que tínhamos um carro para nossa locomoção, também porque pegamos uma hospedagem um pouco mais longe do centro e porque fizemos refeições na pousada. 

Optamos em nosso roteiro pelas atrações gratuitas, para economizar e podermos experimentar as comidas locais.

Nesta viagem gastamos para duas pessoas o valor de 1.362 reais durante a nossa estadia de 3 dias na cidade, com todas as despesas inclusas(aéreo, hospedagem, aluguel do carro, alimentação e passeios). 

Portanto com 681 reais Dá para viajar pra Gramado e Canela!

Quer saber os detalhes dos gastos da viagem? Está tudo organizadinho na minha planilha, se quiser é só solicitar abaixo “Planilha Gramado e Canela” que eu te envio por email 😉



Está planejando sua viagem para Gramado e Canela

Já reservou a sua hospedagem? Com esse link você ganha R$50,00 de desconto reservando pela Booking.

E com esse link você ganha R$179,00 de desconto pelo Airbnb, caso não seja cadastrado ainda.

Se for de ônibus, experimente a Buser com esse link e pague até 60% a menos que na rodoviária

Para maiores dúvidas sobre Gramado e Canela comente aqui, ou entre em contato 🙂

Nos acompanhe nas redes sociais e veja o dia a dia das viagens! Não perca nenhuma novidade 🙂

Vamos falar mais de viagem?