Essa é uma publicação com opções de o que fazer em Manaus, e aqui compartilho com vocês o meu roteiro de 4 dias na capital do Amazonas em outubro desse ano.
Confesso que achei 4 dias bem pouco, pois tinham tantas atividades para fazer que só me restou a sensação de “ainda preciso voltar aqui mais vezes”. E isso é bom, afinal uma boa desculpa pra retornar a Manaus, né?
Nesse roteiro compartilho com vocês minha experiência de viagem, fui sozinha para esse destino, escolhi uma opção de hospedagem muito boa, consegui fazer passeios econômicos e incríveis e ainda provei da culinária local.
Todas essas informações estão em detalhes ao decorrer do post para você planejar sua viagem por conta própria também. Ah, e falar em planejamento, eu disponibilizei a minha planilha de gastos dessa viagem para você se basear e planejar também, aproveite!
Manaus Amazônia no Mapa
Manaus é a cidade mais populosa de toda a região Norte do Brasil, é a capital do Estado do Amazonas e uma das portas de entrada para a grande Floresta Amazônica.
A capital é também conhecida como A Paris dos trópicos, a capital esbanjava luxo e requinte no alto do ciclo da borracha, e a cultura europeia fazia parte do dia a dia em Manaus. Um exemplo imponente dessa Belle Epoque é o famoso Teatro Amazonas.
Onde se hospedar em Manaus
Nessa estadia em Manaus depois de muito pesquisar eu escolhi me hospedar no Hotel Taj Mahal e o motivo principal foi a excelente localização dele. Fica bem pertinho do Teatro Amazonas e de outras atrações que fizeram parte do meu roteiro.
Com a boa localização consegui fazer muitos passeios a pé, e das vezes que pedi Uber saiu bem em conta os trajetos. O quarto era bem grande, com vista para a cidade de Manaus e com café da manhã (muito bem servido!) incluso na diária.
Para ficar lá por 4 dias e 3 noites eu usei minhas minhas Livelo para pagar a hospedagem, foram 15.500 pontos. Por mais que o hotel seja um preço acessível, ainda assim precisei economizar, pois o orçamento dessa viagem estava mais apertado e tinham vários passeios para fazer também.
Optei nesse caso por pagar com milhas e saiu de graça essa reserva, se você tem interesse em aprender e colocar em prática também acesse aqui no blog um Guia para começar no mundo das milhas.
O que fazer em Manaus em 4 dias
Não vão faltar atrações e o que fazer em Manaus, 4 dias é um roteiro que acabei achando pouco, pois são muitas atividades para fazer na cidade.
Aqui abaixo compartilho o meu roteiro de 4 dias com as atrações especificadas em ordem, para usar é só salvar e consultar durante a viagem.
Cada uma das atrações que elenquei no meu roteiro de 4 dias em Manaus os pontos turísticos estão especificados em tópicos, assim você pode conhecer mais sobre cada um deles antes de escolher visitar ou não.
Lembrando que é um relato com opiniões pessoais, espero que você possa aproveitar para montar o seu próprio roteiro também.
Largo de São Sebastião
O Largo de São Sebastião é um importante ponto turístico da cidade, que compõe no seu visual um região de grande valor histórico e cultural para a cidade de Manaus.
Essa é uma galeria com vendas de produtos artesanais em parceria da Associação Comunidade Waimiri-Atroari e o Instituto Socioambiental para valorizar a diversidade socioambiental da Amazônia.
Ela fica ali no Largo de São Francisco, bem pertinho de tudo. Vale a pena dar uma paradinha para conhecer mais.
Paróquia São Sebastião
É um templo religioso da Arquidiocese de Manaus feita no século XIX ela foi inaugurada em 1888 e é uma das igrejas mais antigas da cidade. A construção foi tombada como Monumento Histórico do Estado por sua importância cultural.
Essa é mais uma importante atração que compõe o cenário do Largo de São Sebastião, que inclui também o Teatro Amazonas que vou trazer em detalhes nos próximos tópicos.
Mercado Municipal Adolpho Lisboa
Também conhecido como Mercadão, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa fica as margens do Rio Negro e no coração da cidade de Manaus. Começou a ser construído em 1882 com material importado da Europa, feito em ferro fundido e projetado pelo mesmo idealizador da Torre Eiffel em Paris.
O Mercado marca um importante período de ascenção da economia da borracha o requinte do espaço está não só na arquitetura, mas também na variedade de itens que você vai encontrar ali para provar ou levar de lembrança. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o Mercado é uma parada obrigatória na cidade.
Catedral Nossa Senhora da Conceição
A primeira Igreja de Manaus data do século XVII foi construída pelos padres Carmelitas em 1695 tornando-se a primeira igreja e paróquia da cidade, um local de grande importância histórica que foi tombado como Monumento Histórico Estadual.
A Igreja é uma importante construção, em destaque na paisagem do Centro de Manaus. Fica localizada sobre uma pequena elevação, em frente ao Porto de Manaus no centro da cidade.
Museu da cidade de Manaus
O prédio em estilo Neoclássico durante décadas foi usado como sede do governo municipal, e hoje abriga a história cultura do povo manauara.
Lá dentro você pode ver a história dos prefeitos e também contemplar a linda arquitetura (deixei abaixo algumas fotos), mas o mais bacana são as exposições super interativas onde você pode conhecer mais da Amazônia e da cultura local.
A entrada e a visita guiada são gratuitas, o local funciona de segunda a sexta das 9h as 16h.
Palácio Rio Branco
O Palácio da foto era antigamente a sede da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, mas foi construído na verdade para abrigar a Chefatura da Polícia o que acabou nunca acontecendo.
O Palácio leva o nome de Rio Branco em homenagem ao Barão do Rio Branco, e atualmente funciona como um espaço cultural, quando estive lá pude ver uma exposição temporária de pinturas e artesanatos indígenas. A entrada é gratuita e fica bem ao lado o Museu da cidade.
Praça D Pedro II
Essa é uma das áreas mais antigas de Manaus, ela fica no centro de prédios históricos e importantes para cidade. Tem um coreto em ferro fundido da Inglaterra lindíssimo, tem chafariz, esculturas e um belo jardim.
Safari Amazônico
No segundo dia do meu roteiro eu tirei para fazer o passeio de barco em Manaus, o conhecido Safari amazônico. É um passeio que vale muito a pena para conhecer mais da cultura manauara de outro ângulo: Sob o balanço dos rios em uma lancha.
Nesse passeio você pode ver os botos, o encontro das águas, caminhar na floresta nativa e ver uma apresentação de dança dos indígenas da Amazônia. Eu tirei o dia para esse passeio e foi incrível, veja em detalhes esse roteiro aqui no blog: Safari amazônico: Passeio de Barco em Manaus.
O passeio sai de manhã e voltamos por volta das 15h ~16h. De lá voltei pro hotel pra descansar, e de noite saí para jantar com amigos, aqui no post vou recomendar esse restaurante para vocês conhecerem também.
Passeio à Presidente Figueiredo
Se você tiver mais tempo em Manaus, recomendo um fim de semana em Presidente Figueiredo para curtir mais atrações na incrível terra das cachoeiras. Eu só tinha um dia disponível, e escolhi fazer uma excursão de bate e volta ao Circuito Mutum.
Foi uma ótima escolha, e é um passeio que vale muito a pena. Paisagens lindas, águas clarinhas… Uma experiência incrível! Deixei tudo em detalhes, tanto o roteiro, a empresa e os valores do passeio, acesse aqui: “Passeio para Presidente Figueiredo AM“.
Palácio Rio Negro
O palacete levava o nome de Sholtz, como era conhecido o Barão da Borracha. O prédio é um representante de parte da história do período áureo da Belle Epóque. Teve o nome alterado para Palácio Rio Negro em 1918 após autorizada a compra pelo governador do Amazonas, Pedro de Alcântara Bacellar.
Na visita você pode conhecer os cômodos do palácio, os dois andares com móveis e exposições. A decoração tanto por dentro quanto por fora é linda, vejam aqui abaixo alguns dos registros que fiz lá.
O funcionamento do Palácio é de terça a sábado de 9h as 17h e a entrada é gratuita!
Palacete Provincial
O espaço já foi sede do governo no período imperial, e depois passou a ser Quartel da Polícia Militar do Amazonas por mais de 100 anos. Hoje é um espaço cultural e abriga um conjunto de museus lá dentro.
Vale muito a visita, afinal indo no Palacete você pode conhecer 5 museus no mesmo lugar, todos gratuitos! Veja aqui abaixo os lugares que fazem parte desse espaço cultural.
Museu da Imagem e do Som
O primeiro dos museus que visitei foi o da Imagem e do Som, que expõe alguns recursos audiovisuais que fazem parte da história do audiovisual da história de Manaus e do Amazonas. O material de exposição é pouco, mas bem conservado e identificado.
Pinacoteca
Na Pinacoteca do Amazonas você vai ter contato com a arte amazonense, produzida ali ou que fazem referência a região. Tem pinturas, quadros interativos e esculturas. Uma oportunidade de entrar em contato com a história do Estado através das pinturas.
Museu de Palenteologia
Este museu fica em uma sala no andar superior do Palacete, a intenção principal acredito que seja educar sobre a importância da arqueologia na descoberta de artigos que vão contar a história do passado. Tem alguns itens como cerâmicas encontrados, mas acredito que o principal papel do espaço seja educativo.
Museu Tiradentes
Dos considerados museus do espaço, esse foi oque achei a melhor curadoria, já que tem itens mais interativos e que contam as etapas de uma história importante.
O Museu Tiradentes fala da história da polícia do Amazonas, desde a sua criação até os dias atuais, mostrando vários detalhes. A sala de entrada tem alguns exemplares de armas, armaduras, quadros e mobílias. E logo depois você entra em um “labirinto” mostrando a exposição “Flagrantes da história”.
Exposição Fayga Ostroyver
A sala é de exposições temporárias, mas quando fui estava em amostra as pinturas da Gayga Ostroyver com quadros mostrando do figurativo ao abstrato.
Teatro Amazonas
Esse é o mais famoso símbolo da cidade de Manaus, e até do Estado do Amazonas, o Teatro que leva o nome de seu estado ostenta o luxo da sua Belle Époque brasileira, onde a cidade ficou conhecida como a Paris dos trópicos.
Antes de falar da visita guiada, devo comentar o quanto fiquei impressionada que esse é um espaço vivo e convidativo ao público comum! Isso porque é repleto de atividades em sua programação e em grande parte delas gratuitas, no mesmo dia que cheguei na cidade fui assistir uma apresentação artística gratuitamente…
Ver o espaço numa apresentação só me deu mais vontade de conhecer a história daquele lugar, e já no último dia da viagem fui na bilheteria do teatro e comprei uma visita guiada no valor de R$10 (meia entrada). A visitação funciona de terça a sábado, das 9h as 16h45 a compra do bilhete é no local, e aceitam além de dinheiro o cartão de crédito e débito.
A visita dura cerca de 40min e é incrível visitar e conhecer de pertinho as belezas e as histórias que compõem esse espaço tão majestoso. Aqui abaixo deixei alguns registros dessa visita guiada.
Centro Cultural Palácio da Justiça
Logo atrás do Teatro você vai observar um prédio lindo, uma construção clássica que chama atenção. Esse é o Centro Cultural Palácio da Justiça, que foi durante muitos anos a sede da justiça local.
Logo aviso que o prédio por dentro é mais lindo ainda por dentro! Vale muito a pena visitar e não só conhecer a história mas também contemplar a riqueza de detalhes dessa arquitetura. A entrada é gratuita, e também têm visita guiada de meia em meia hora.
Algumas sugestões de onde comer em Manaus
Talvez pelo pouco tempo e também por alguns passeios que já incluíam o almoço, tive poucas oportunidades de comer na cidade. Mas as que escolhi foram muito boas, e vou deixar duas recomendações aqui:
Tambaqui de banda: Esse restaurante fica bem no centro de Manaus, com vista para o Teatro Amazonas o lugar é bem badalado e tem uma comida ótima! Fui com mais 2 amigos e dividimos um Matrinxã recheado com farofa de banana delicioso!
Alô Café: Já essa recomendação fica ao lado do Museu da cidade de Manaus, foi uma recomendação de lugar com comida boa, preço acessível e uma decoração diferenciada…O espaço se tornou um grande antiquário repleto de itens antigos e de coleção além da fachada colonial charmosa.
Dicas para sua viagem à cidade (além de o que fazer em Manaus)
Se você está buscando o que fazer em Manaus vai gostar de anotar essas dicas, que foram importantes na minha viagem e compartilho agora com vocês:
Manaus é uma cidade bem quente! Vá preparado e não esqueça de se hidratar bastante;
O fuso horário da cidade é 1h a menos do horário de Brasília;
A voltagem padrão são 110v;
Lembre de levar um protetor, óculos, bonés e roupas frescas;
Na cidade os aplicativos de carro mais comuns são Uber e Urbano Norte (que é app local muito usado).
Quanto custou a viagem para Manaus
Nessa viagem por Manaus foram 3 noites e 4 dias nessa cidade incrível. Uma das maneiras de tornar essa viagem possível foi adquirindo um vôo super em conta pela 123 Milhas para Porto Velho e de lá uma passagem com milhas para Manaus que saiu de graça.
Vou compartilhar com vocês detalhes dessa experiência por completo de Porto Velho + Manaus e as minhas estratégias para conseguir economizar mais unindo 2 destinos na mesma viagem.
No caso dos 4 dias em Manaus já adianto para vocês que os meus custos na cidade e os gastos lá foram de R$713 no total. Mas leve em conta que nessa viagem economizei o máximo possível, seja aproveitando promoções, milhas, pontos, cupons de desconto e MUITA PESQUISA!
Se você também está sempre procurando promoções, fica de olho no nosso grupo do WhatsApp, lá sempre tem notificações bacanas! Para baixar a planilha com os meus gastos em detalhes nessa viagem de Manaus é só me enviar essa mensagem para o WhatsApp, você vai receber por lá automaticamente.
Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, mostrando minhas experiências reais de viagens e compartilhando meus planejamentos na prática para você também viajar mais!
0 Comentários