Couchsurfing o que é? 8 dicas para hospedagem gratuita

Couchsurfing o que é? 8 dicas para hospedagem gratuita

5 de maio de 2019 0 Por Isa

Já pensou em viajar e ter hospedagem gratuita? Conheça o Couchsurfing que oferece além da hospedagem gratuita uma experiência inesquecível de troca e conhecimento.

O que é Couchsurfing?

O couchsurfing é uma plataforma que conecta viajantes de todo o mundo. Ele tem uma proposta de você conhecer a cidade sendo recepcionado por um local, ficando em um quarto ou um simples sofá.

A plataforma é gratuita, e a experiência também. Portanto é uma possibilidade de você conseguir se hospedar em diversas cidades do mundo de graça, já pensou?

Você pode estar se perguntando, o couchsurfing é seguro? Já tive experiências com ele e posso afirmar que a plataforma sempre tenta criar um ambiente mais seguro possível. Para você conseguir descolar boas hospedagens, vou te dar umas dicas abaixo.

Eu faço parte do couchsurfing há mais de um ano e gosto bastante. Esse post é fruto de algumas das experiências que tive como anfitriã, e espero que as dicas possam te ajudar 🙂

Como funciona a plataforma do Couchsurfing?

Nunca ouviu falar na plataforma? Dá uma olhada nesse passo a passo que vou te ensinar como entrar!

Cadastro

O primeiro de tudo é se cadastrar, claro. Assim você fará parte desse grupo de viajantes apaixonados.

Entre no site Couchsurfing  e cadastre-se, esse processo é bem fácil e você pode fazer o login a partir da sua conta do Facebook também!

 

couchsurfing o que é?

Ao realizar o seu cadastro você precisa deixar o seu perfil o mais completo possível, mais a frente vou falar da importância de um perfil completo no Couchsurfing.

Insira suas fotos, suas experiências, oque te motiva. Seja bem sincero e exponha o seu amor por viajar, você está em uma plataforma onde desconhecidos recebem desconhecidos viajantes! Mostrar o quanto você ama viagens é importante.

Como encontrar um lugar para me hospedar?

Sempre que eu pesquisei locais para me hospedar, nunca consegui encontrar um endereço exato da residência. Eu acredito que isso se dê por conta da privacidade, mas eu gosto de usar os filtros para tentar achar um lugar mais perto do centro ou que seja mais acessível para mim.

Quando eu faço a busca no Couchsurfing, coloco a cidade que quero visitar e exploro os filtros do site. Com os filtros posso dizer quantas pessoas são, qual a distância que a casa pode ter, se a residência permite fumante entre outras muitas opções. Dêem uma olhada aqui:

 

couchsurfing o que é?

Como me juntar a algum grupo?

Além de hospedagem, o couchsurfing também te proporciona experiências! Através da plataforma você pode conhecer outros viajantes e outros locais para sair e trocar uma ideia.

Essa possibilidade de se juntar a um grupo é ótima, escolha a cidade que você vai visitar e veja os grupos de lá. Normalmente o pessoal anuncia os eventos ou os encontros, se você vai viajar sozinha(o) é uma boa oportunidade de conhecer gente nova!

+8 Dicas importantes sobre o Couchsurfing

Já faço parte do Couchsurfing a um tempinho, hospedei algumas pessoas aqui em casa e quero compartilhar com você alguns dos aprendizados. 

Deixe o seu perfil completo

Mantenha o seu perfil o mais completo possível, insira as informações pedidas na plataforma pois é por lá que seus futuros anfitriões vão te conhecer. A primeira impressão será através do seu perfil, então capriche!

Conte bastante sobre você e suas motivações para viajar, lá tem várias etapas para um perfil completo faça aos poucos. Mas quando for solicitar hospedagem, deixe o seu perfil completinho. 

 

Adicione seus amigos

Se seus amigos e conhecidos fazem parte da rede, adicione-os! É bem visto ter contatos na sua rede de amizades do couchsurfing, isso pode ser um diferencial na hora do seu futuro anfitrião procurar mais sobre você. Vai que vocês tem um amigo em comum? Isso pode facilitar bastante!

Peça referência aos seus conhecidos

Peça aos seus conhecidos que deixem uma referência sobre você, de como você é e da sua paixão por viajar. Você recebe dois tipos de referência, uma é fruto das suas hospedagens que são as pessoais e outra das suas viagens que são as pessoas com quem você se hospedou.

Os seus conhecidos vão deixar referências pessoais sobre você, peça para eles capricharem!

 

Tenha fotos que mostrem que você é real

Como eu já disse antes… Quando você solicita uma hospedagem o anfitrião vai stalkear o teu perfil pra te conhecer melhor hahaha

Eu digo isso por experiência própria, todas as pessoas que me solicitaram hospedagem eu sempre olho TODO o perfil, afinal eu preciso saber qual é a pessoa que vou receber na minha casa não é? ahahaha

Tenha fotos que mostrem você, e se possível você nas suas viagens.

Leia as referências do seu anfitrião

Tudo tem dois lados, não é mesmo? Por isso eu sempre indico que você leia o perfil da pessoa que vai solicitar a hospedagem!

Dê preferência por pessoas verificadas e que tem boas avaliações dos hóspedes anteriores, sua segurança sempre em primeiro lugar!

Antes de solicitar é sempre bom conhecer um pouco mais da pessoa, e saber oque os outros hóspedes acharam da experiência.

Mantenha contato com seu anfitrião

Isso é muito importante! Depois da hospedagem aceita, fale com o anfitrião e procure contatos via outras redes sociais também. Eu aconselho isso porque eu por exemplo não tenho o App do Couchsurfing, e não consigo contato instantâneo com os meus hóspedes.

Caso o anfitrião concorde, troque o WhatsApp com ele e mantenha contato sobre horário, endereço certinho e os seus horários.

Fique atento ao fuso horário local

Fique atento ao fuso-horário, nem sempre os horários batem e isso pode gerar alguma confusão. 

Por exemplo, eu estava para receber um argentino aqui em casa numa data específica, um dia antes me aparece ele aqui em casa hahahah. Claro que eu recebi ele e fui arrumando as coisas na pressa, mas e se eu não estivesse em casa? Ele provavelmente ia ficar na rua, então fique de olho no horário.

Deixe a sua viagem pública

Essa é uma outra maneira de você conseguir hospedagem ou novos contatos.

Deixando sua viagem pública (cidades e as datas) outras pessoas podem ver, e inclusive anfitriões podem te oferecem hospedagem também!

Está planejando sua próxima viagem? 

Já reservou a sua hospedagem? Com esse link você ganha R$50,00 de desconto reservando pela Booking.

E com esse link você ganha R$179,00 de desconto pelo Airbnb, caso não seja cadastrado ainda.

Se for de ônibus, experimente a Buser com esse link e pague até 60% a menos que na rodoviária

Para maiores dúvidas sobre Couchsurfing comente aqui, ou entre em contato 

Nos acompanhe nas redes sociais e veja o dia a dia das viagens! Não perca nenhuma novidade 🙂

Vamos falar mais de viagem?