O que fazer em Pomerode em 1 dia: Um bate e volta na cidade

O que fazer em Pomerode em 1 dia: Um bate e volta na cidade

18 de agosto de 2019 0 Por Isa

O que fazer em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil? Aqui tem um roteiro bem curtinho para você fazer um bate a volta.

Eu fui para Pomerode saindo de Balneário Camboriú, com uma agência super bacana de viagens. Os detalhes como gastos você pode encontrar na postagem “O que fazer em Balneário Camboriú

O que fazer em Pomerode

A cidade de Pomerode é pequena, dá para conhecer atrações na cidade mesmo em um dia só. Este passeio eu fiz com a empresa Jopavi Turismo que nos levou nas principais atrações dessa cidadezinha que é encantadora.

Acredito que se hospedar na cidade deva ser uma experiência bem bacana para vivenciar esse “ar alemão”. Isso porque a cultura alemã é muito forte e presente. Você pode observar por exemplo que placas são escritas em dois idiomas: Português e Alemão. 

Além das práticas e culturas da região que remete muito à uma cidade pequena da Alemanha. Se você você quer saber o que fazer em Pomerode post até o fim tem um roteiro super bacana de bate e volta na cidade.

Localização da cidade Pomerode em Santa Catarina

Pomerode é uma cidade pequena localizada no Estado de Santa Catarina no Sul do Brasil. Se você está com viagem marcada para cidades como: Balneário Camboriú, Penha, Joinville, Blumenau ou até Florianópolis. 

Pelo fato da cidade ser pequena, você pode conhecer bastante em 2 dias. Por isso pode planejar a sua viagem pelas cidades vizinhas também (que citei acima) e conhecer mais destinos no seu roteiro de viagem.

O que fazer em Pomerode pode ser uma excelente pergunta, pois vai te abrir o leque para diversas opções bem pertinho para você.

Pomerode Atrações

Fui para Pomerode sem precisar procurar o que fazer, isso porque fechei um passeio de bate e volta com a Jopavi Turismo. Os destinos visitados e que fazem parte do roteiro pré-definido pela empresa estão logo abaixo.

Portal Turístico de Pomerode

Pomerode o que fazer

Entramos na cidade por este lindo portal! Ele é bastante conhecido e cartão-postal da cidade, a parada para foto é obrigatória rs

Dentro deste espaço tem um serviço de atendimento ao turista onde você pode tirar dúvidas, além de um espaço de artesanatos locais que vende lembranças da cidade. O preço das lembrancinhas eu achei acessível e os artigos vendidos são uma graça mesmo.

Neste espaço tem uma arara com roupas de época, assim como esta que estou vestindo na foto. Você pode vestir as roupas e tirar suas próprias fotos, é tudo de graça!

Essa é uma opção de o que fazer em Pomerode que você vai poder registrar lembranças bem bacanas, tanto com o pórtico de fundo, como com roupinhas fofas <3

Museu do Marceneiro

Pomerode o que fazer

A nossa próxima parada foi a casa do marceneiro, que conta um pedaço importante da história do país. Isso porque mostra um moinho movido à foça da água feito pelos imigrantes alemães, mas que ainda não era usado no Brasil.

Esse moinho mostra uma força motriz que era usada na Europa antes da revolução industrial, e que foi reproduzida aqui no Brasil para otimizar os serviços.

O museu fica na parte de baixo de uma loja de marcenaria, o moinho funciona pois há um rio que passa por debaixo. E é a água desse rio que faz toda a roda girar e fazia os movimentos mecânicos para ajudar os moradores a produzir.

A entrada é gratuita, e é importante ir ao local com um guia ou ao menos tendo conhecimento desses fatos históricos. Digo isso porque o espaço não é tão bem organizado ou auto explicativo, então se está procurando o que fazer em Pomerode e pretende ir conta própria, dê um google nesses fatos históricos e se contextualize. 

Museu casa do Imigrante

Pomerode o que fazer

Pomerode tem muitas opções de o que fazer, uma das possibilidades é visitar a rota das casas enxaimel.

Enxaimel segundo o Wikipédia é: “é uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos.” 

No museu casa do Imigrante, você pode ver de pertinho tanto a construção como a configuração de uma casa da época, com mobília e detalhes de moradores antigos. Toda a casa está decorada e mobiliada (móveis originais ou não) mostrado um pouco mais da vida desses imigrantes.

Um detalhe bem curioso, esse tipo de casa é de encaixe e muitas das madeiras vem marcadas com números romanos para ajudar na identificação. Isso porque você pode montar uma casa em um local, depois desmontar e remontar em outro! Os números identificando as madeiras ajudam muito nessa montagem.

 

Torten Paradies

O que fazer em Pomerode

Está é uma padaria com comidas tradicionais alemãs, tem muitos lanchinhos gostosos! Eu fui e coloquei um de casa dos tradicionais doces alemãs para provar um pouquinho do “sabor da cidade”.

No meu Instagram tem o destaque Pomerode e lá você vai saber os docinhos que comi, confesso que todos que provei estavam muito deliciosos! O que mais gostei foi a cuca de castanhas, se for prove porque eu achei uma delícia <3

Além das comidas locais ainda é um espaço super fofinho para tomar um chá/café no friozinho da cidade. Se quer provar um pouquinho da culinária alemã, esse é mais um lugar de sugestão para o que fazer em Pomerode.

Premiados chocolates Nugali

O que fazer em Pomerode

Eu não conhecia a Nugali, mas ela é uma fábrica de chocolates super premiada! E a sua fábrica fica lá em Pomerode! A fábrica ainda não é aberta para visitas, mas ao lado da Torten Paradies fica uma lojinha da Nugali.

Como eu tenho um marido que adora meio amargo, eu resolvi comprar esse chocolate que tem 80% de cacau. A atendente muito gentil me contou bastante sobre os chocolates e suas premiações. Esse daí é um chocolate amargo super premiado, eu que sou uma formiguinha não gostei muito do amargo, mas meu esposo amou!

Se você é do tipo chocólatra e procura o que fazer em Pomorode, confere essa lojinha e prova uns chocolatinhos dessa loja super conceituada!

O que fazer em Pomerode - Conclusão do passeio

Eu particularmente gosto muito de fazer bate e volta, porque na maioria das vezes isso me facilita conhecer outros lugares mesmo que eu esteja com pouca grana.

Nesse caso eu optei por um passeio bate e volta saindo de Balneário Camboriú, o meu roteiro era conhecer os principais pontos de Balneário no primeiro dia de viagem. Isso porque no fim do segundo dia eu já iria pegar um ônibus para voltar, então ao invés de reservar uma hospedagem que eu não aproveitaria resolvi comprar um passeio com agência, e assim não precisaria ficar carregando a minha mochila.

Foi uma excelente estratégia, onde economizei na hospedagem e não precisei ficar pela cidade carregando peso. E o melhor de tudo foi conhecer um destino incrível como Pomerode, foi um passeio muito agradável.

Essas foram algumas das dicas sobre o que fazer em Pomerode, se quiser mais informações de gastos dá uma olhada no post de Baleário Camboriú aqui no Blog! Eu deixei o link na parte de cima do post!

Está planejando sua viagem para Pomerode

Já reservou a sua hospedagem? Com esse link você ganha R$50,00 de desconto reservando pela Booking.

E com esse link você ganha R$179,00 de desconto pelo Airbnb, caso não seja cadastrado ainda.

Se for de ônibus, experimente a Buser com esse link e pague até 60% a menos que na rodoviária.

Para maiores dúvidas comente aqui sobre Pomerode, ou entre em contato 🙂

Nos acompanhe nas redes sociais e veja o dia a dia das viagens! Não perca nenhuma novidade 🙂
Salve no Pinterest!
Vamos falar mais de viagem?