Salar de Uyuni na Bolívia: 3 dias de passeios

Salar de Uyuni na Bolívia: 3 dias de passeios

28 de junho de 2019 0 Por Isa

Estivemos durante 3 dias na cidade de Uyuni para fazer um passeio no Salar de Uyuni. Fechamos o passeio com a agência Thiago Tours, que nos deixou muito a desejar mas que vou falar mais à frente. Nós saímos de La Paz e fizemos um bate e volta na cidade de Uyuni sem fazer reservas, somente para realizar o passeio na cidade. 

Este é um destino parte do roteiro 15 dias pela Bolívia, no link tem o roteiro mais os gastos de toda a viagem. Nesta viagem passamos pelas cidades: Santa Cruz de La SierraLa PazUyuni, Potosí e Copacabana.

Salar de Uyuni na Bolívia

O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, fica localizado na Bolívia. Fica a mais de 3.600 metros de altitude, então é importante ficar atento à questão da altitude ao programar a sua viagem.

Na nossa ida ficamos bem sensíveis a altitude, tomamos bastante chá de coca, bala de coca e bastante água. Sem contar medicações específicas como o soroche pills, essas são informações e experiências importantes que estão detalhadas neste post aqui

Salar de Uyuni: como ir

Nossa ida ao Salar de Uyuni fez parte de um roteiro de 15 dias pela Bolívia. Passamos pelas cidades: Santa Cruz de La SierraLa PazCopacabana, Uyuni e Potosí. Futuramente farei um post também falando sobre o valor total dessa viagem de 15 dias e os deslocamentos.

Nessa viagem passamos por muitos perrengues, só fomos ao Salar de Uyuni no fim da viagem, mas estava planejado fazer esse passeio no início da viagem. Então vou mostrar as duas maneiras que pensamos e executamos para chegar no local (mesmo que só uma tenha tido sucesso rs).

 

De Santa Cruz de La Sierra a Uyuni

Chegamos de avião pela cidade de Santa Cruz de La Sierra, pagamos 252 o trecho até Potosí, vale ressaltar que esse preço de 252 reais foi porque compramos em cima da hora, mas já vi valores de 120 reais por esse mesmo trecho.
Ir para Potosí de avião é só para ganhar tempo, já que são 40 minutos de vôo. E de Potosí pegaríamos um ônibus até Uyuni que demoraria aproximadamente 3 horas e meia.Seria muito mais rápido do que ir de Santa Cruz para Uyuni de ônibus, e bem mais barato que fazer esse trajeto todo de avião

De La Paz a Uyuni

Essa última opção que adotamos foi a que nos levou aos passeios do Salar Uyuni.

Fomos de ônibus e foi uma viagem surpreendente! Vi vários relatos de passagens caras e demoradas indo via terrestre. Nosso deslocamento custou 80 bolivianos e durou 9 horas de viagem. Eu conto todos os detalhes no post: “De La Paz a Uyuni de ônibus“.

Salar de Uyuni: preço

O passeio para o Salar de Uyuni é muito mais barato se comparado aos passeios que saem do Chile, mais especificamente na cidade do Atacama.

Isso por si só já é um fator positivo, afinal mudando o lado de saída dá para economizar bastante.

O valor mais baixo que encontramos para esse passeio foi 550 bolivianos, mas fomos pegos pela lábia do funcionário da Thiago Tours e pagamos 600 bolivianos para eles.

Escolhemos a agência porque o vendedor foi muito convincente na questão da qualidade do serviço. Questionamos bastante e depois inclusive pedimos um desconto, já que a agência ao lado faria por 550. Ele foi bem persistente, disse que não poderia baixar o valor pois não queria baixar a qualidade.

O passeio incluía hospedagem e todas as refeições nos 3 dias as entradas dos parques e passeios seriam pagos à parte diretamente nas atrações.

Oque aconteceu foi um serviço bem diferente do que ele ofereceu, eu me arrependi de ter fechado o passeio com ele. Vou fazer um próximo post para deixar esse alerta aqui, inclusive para vocês conhecerem a experiência de pesquisa para um passeio.

 

Salar de Uyuni: Quantos dias de passeios? Como escolher?

Em Uyuni eles oferecem passeios de menos de 3 dias, fomos com um casal que faria o passeio só por 1 dia. Achamos que foi um bom custo-benefício para o casal que fez esse passeio, foram 120 bolivianos e incluía almoço.

A quantidade de dias depende da sua disposição para um passeio coletivo. No passeio coletivo você vai com outras pessoas no carro (7 no total, sem contar o motorista), é bem desconfortável e bem cansativo. Mas pelo preço eu acho super válido.

Então, se você preferir um passeio mais tranquilo e tiver um orçamento bom, sugiro que pegue um tour privativo e vá passear tranquilo e um pouquinho mais descansado.

Mas se está com pouca grana e com pouca disposição para perrengues, pega o passeio de 1 dia mesmo que vai ser a melhor opção.

Se você está precisando a indicação de uma agência bacana para o passeio de Salar de Uyuni, infelizmente não temos 🙂 
Mas dá uma olhada nesse post aqui no Melhores Destinos, eles tem indicações bem bacanas.

Salar de Uyuni: Roteiro do passeio de 3 dias

Bem iludidos que fomos, pegamos o passeio de 3 dias com a Thiago Tours. Fomos nesse esquema desconfortável, em um carro que não era próprio da agência. No segundo dia fomos praticamente esquecidos, enfim só acúmulo de perrengues hahahah

Chegamos a pensar em desistir do passeio no segundo dia, mas levamos até o final e aqui vamos contar do roteiro que fizemos no Salar de Uyuni.

Roteiro do Salar de Uyuni: Primeiro dia

Cemitério de trens

Salar de Uyuni na Bolívia

Essa foi a primeira parada do nosso passeio, o cemitério de trens é justamente oque o nome diz. São vários trens abandonados a céu aberto para que “morram”.

O guia nos explicou que esses trens ficaram obsoletos, e ao comprarem novos trens para a linha estes foram abandonados. Com isso se tornou um espaço para os turistas tirarem fotos em meio ao deserto.

Olhos do Salar

Salar de Uyuni na Bolívia

A segunda parada foi nessas erupções de água no meio do deserto. Conhecidas como os Ojos del Salar

Floresta de Cactus

Salar de Uyuni na Bolívia

A floresta de cactus fica em plano deserto é uma imagem bem contrastante entre essa floresta e imensidão do deserto.

Para entrar no espaço você paga 30 bolivianos, lá dentro tem banheiro e restaurante para usar. Além claro de uma caminhada para fazer lá dentro.

Deserto de sal

Salar de Uyuni na Bolívia

Na próxima parada ficamos em um ponto estratégico do deserto, e a intenção era poder fazer as fotos icônicas do Salar de Uyuni.

Por ser uma imensidão branca, as fotos tem essa ilusão ótica que vocês podem ver na foto. Levem seus brinquedos e caprichem nas fotos 🙂

Museu de Sal

Salar de Uyuni na Bolívia

Ficamos muito tempo tirando fotos, quando chegamos no museu de sal ele já estava fechado. Então não chegamos a conhecer, mas ali fora tem essas famosas bandeiras e a parte externa para apreciar e fotografar.

Salar de Uyuni espelhado

Salar de Uyuni na Bolívia

Esse é um lugar muito especial, dá para fazer fotos incríveis! Então chegue ainda claro, no fim da tarde e depois acompanhar esse lindo por do sol <3

Roteiro de Salar de Uyuni: Segundo dia

San Cristobal

Fizemos uma rápida parada em San Cristobal para procurar banheiro e continuar viagem. Nesse segundo dia é o momento que mais andamos de carro, seguimos para bem longe e essa parada é estratégica para esticar as pernas.

Valle de las rocas

Salar de Uyuni na Bolívia

Nesta parada fizemos também o nosso almoço no deserto. Uma paisagem incrível! Este vale é formado de rochas vulcânicas e tem vistas incríveis.

Pequenas lagunas

Salar de Uyuni na Bolívia
Salar de Uyuni na Bolívia
Salar de Uyuni na Bolívia

No caminho passamos por algumas lagunas menores e com paisagens incríveis.

Árbol de Piedra

Salar de Uyuni na Bolívia

Uma paisagem de cores mais alaranjadas, por lá tem vários rochas e essa incrível que tem o formato de pedra. Segundo o wikipédia  é um monólito natural de formação geomorfológica por erosão causada pelo vento muito forte da região.

Laguna colorada

Salar de Uyuni na Bolívia

Essa laguna é realmente incrível, é um dos principais roteiros do segundo dia.

A laguna Reserva nacional de fauna andina Eduardo Avaroa é onde a laguna e outros pontos estão localizados. Para entrar lá você paga um boleto de 150 bolivianos, é a entrada mais cara de todo o passeio, mas ela é obrigatória. Então ao contratar o passeio, leve o seu dinheiro para comprar a entrada na hora.

Roteiro de Salar de Uyuni: Terceiro dia

Geisers

Salar de Uyuni na Bolívia

Essa região é de atividade vulcânica, acordamos bem cedinho para poder acompanhar esse fenômeno incrível.

Termas de Polques

Salar de Uyuni na Bolívia

As águas dessa lagoa são fervilhantes, num ambiente de temperaturas frias essa laguna é um verdadeiro oásis com temperaturas de 40 graus.

Para entrar no lago, é cobrado 6 bolivianos e no local tem um banheiro para que você possa se trocar.

Ciudad Itália perdida

Salar de Uyuni na Bolívia

Essa região tem uma visão incrível, são rochas enormes e de diferentes formatos.

As rochas não são tão difíceis de escalar, você consegue apreciar a visão lá de cima e dá para fazer fotos bem bonitas.
A região recebe esse nome em homenagem a um italiano que explorou esse local.

Laguna Vinto

Salar de Uyuni na Bolívia

Essa região tem uma paisagem linda! O lago é as montanhas ao fundo dá um tom muito charmoso. E ainda tem essas llaminhas lindas comendo grama, o ambiente é uma graça mesmo. Tanto para apreciar, quanto para fotografar.

Canion Anaconda

Salar de Uyuni na Bolívia

O cânion é chamado de Anaconda pois sua geografia curva entre o formato das montanhas.

Laguna Negra

Salar de Uyuni na Bolívia

Essa lagoa de fato fica escondida mesmo, você anda um cadinho e sobe algumas rochas para ter essa vista incrível.

Experiência de passeios

Os passeios são realmente incríveis! Várias paisagens surreais para você admirar.

Mas é um passeio bem cansativo e desgastante, então esteja preparado para os perrengues principalmente se você contratar a Thiago Tours hahha

Para as possíveis dúvidas sobre esse incrível passeio pelo Salar de Uyuni é só comentar aqui, que eu sempre respondo rapidamente.

Para os gastos que tivemos em Uyuni, estão todos registrados na nossa planilha de gastos na cidade. Para receber essa planilha é só preencher abaixo o nome e email que eu envio automaticamente para você!




Está planejando sua viagem para Uyuni

Já reservou a sua hospedagem? Com esse link você ganha R$50,00 de desconto reservando pela Booking.

E com esse link você ganha R$179,00 de desconto pelo Airbnb, caso não seja cadastrado ainda.

Para maiores dúvidas sobre Uyuni comente aqui, ou entre em contato 🙂

Nos acompanhe nas redes sociais e veja o dia a dia das viagens! Não perca nenhuma novidade 🙂

Salar de Uyuni na Bolívia
Salve no Pinterest!
Vamos falar mais de viagem?